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O que fazer com os resíduos acumulados na sua farmácia?

Sem dúvida, gerenciar um estabelecimento que oferece serviços de saúde exige atenção a muitos detalhes. Por isso, hoje vamos falar sobre como você pode fazer o descarte correto dos resíduos acumulados na sua farmácia!

O que são resíduos farmacêuticos?

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, os resíduos gerados pela indústria farmacêutica são principalmente da classe I, ou seja, resíduos sólidos que apresentam risco a saúde pública e ao meio ambiente.

Devido as características desse tipo de resíduo, como reatividade, inflamabilidade, toxidade e corrosividade, ele precisa ser tratado antes de ser descartado.

Como fazer o descarte correto dos resíduos acumulados na sua farmácia?

De acordo com a legislação brasileira, os resíduos da farmácia devem ser descartados separadamente do lixo comum. Por exemplo, os resíduos de manipulação de medicamentos (incluindo luvas e máscaras) devem ser descartados em sacos identificados como lixo hospitalar.

Por outro lado, os materiais perfurocortantes, escarificantes ou que contenham qualquer tipo de fluido humano ou animal devem ser descartados em sacos resistentes a furos, impermeável e com a identificação de lixo biológico.

Depois de separado corretamente, os resíduos acumulados na sua farmácia precisam ser coletados por uma empresa especializada no tratamento e descarte desse tipo de lixo. O recomendado é que a coleta seja feita pelo menos uma vez por dia, mas isso pode variar de acordo com a necessidade de cada estabelecimento.

A empresa contratada poderá incinerar o material coletado, fazer o tratamento com autoclave ou descartá-lo diretamente em aterros sanitários específicos.

Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde

Porém, o descarte correto é apenas uma parte da gestão do lixo das farmácias. A legislação brasileira rege que todas as farmácias devem ter um Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Somente dessa forma os serviços de saúde conseguem obter as licenças sanitárias.

Basicamente, nesse plano deve conter uma descrição de todas as ações referentes a gestão de resíduos, como:

• Tipo do resíduo;

• Características de conservação;

• Classificação de risco;

• Destino;

• Responsável técnico.

Contudo, é fundamental que tanto a farmácia como a empresa contratada para coleta e descarte tenham todas as licenças para atividade. Por isso, o responsável técnico da farmácia deve se certificar que a empresa está de acordo com a legislação. Afinal, a Lei 12.305/2010 diz que a pessoa física ou jurídica que não fizer a sua parte pode responder por crime ambiental.

Consequências do descarte incorreto dos resíduos farmacêuticos

De fato, fazer o descarte correto dos resíduos da farmácia deve ser prioridade da gestão. Afinal, os danos causados por esse tipo de negligência vão muito além do financeiro. Esse tipo de lixo pode ser prejudicial ao meio ambiente e a saúde dos seres humano. Além disso, o descarte incorreto do lixo pode manchar a reputação da sua empresa.

Por isso, é fundamental que as farmácias não negligenciem a gestão de resíduos!

Está procurando uma empresa para fazer o descarte correto dos resíduos acumulados na sua farmácia? Então, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

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